O que os celtas têm a ver com a Idade Média?

Salve Medieveiros ! Hoje a gente vai falar sobre um assunto que vocês pediram muito no nosso Instagram:

De todos os povos que ouvimos falar nesse cenário medieval, eu acredito que os celtas são os mais famosos e adorados no mundo inteiro.

Com certeza você já viu algum filme, leu algum livro ou curtiu alguma série que fizesse você pensar na Cultura Celta. Mas quem é esse povo afinal?

A primeira coisa que a gente precisa desconstruir é a ideia de que a cultura celta é uma só.

Falar de celta no singular é como falar que índio é tudo igual, que todos os índios falam a mesma língua, moram na mesma região e cultuam os mesmos deuses.

O termo celta, ou em latim KELTI, nada mais é que um adjetivo pátrio que os gregos e romanos deram pra essas pessoas. Ou seja, é um nome que designa culturas que pertencem ao mesmo grupo linguístico.

Esse é o problema! O que a gente sabe sobre os celtas e até este nome que usamos (os celtas), vem do que outros povos escreveram sobre eles. Os celtas viviam numa cultura oral e só começaram a escrever sobre eles mesmos, no século VI d.C, quando já estavam quase extintos.

O primeiro registro escrito que a gente tem sobre os celtas é de 540 a.C. quando Heródoto escreveu sobre povos que habitavam o sul da França nas proximidades dos territórios gregos daquela época. Ele conta sobre suas diferentes culturas e línguas que ele nomeou “célticas”.

E muito do que ficamos sabendo sobre suas características, é graças à Julio Cesar que escreveu o texto “Comentário sobre a Guerra Gálica” relatando sua conquista sobre esse território. O que contribuiu, com a ajuda posterior da cristianização, para DIZIMAR esses povos inteiros.

Então se os celtas eram vários povos, falavam várias línguas, cultuavam diferentes deuses, a gente bem sabe que eles eram inimigos e guerreavam até uns com os outros e deixaram de existir logo no início da era medieval, por que diabos a gente mistura Idade Média com Cultura Celta?

Gandalf – O Senhor dos Aneis – Tolkien

ISSO É TUDO CULPA DA LITERATURA !

Lembra das aulas do colégio que você fingia prestar atenção? Todo aquele papo do Romantismo do século XIX? Então… nessa época, havia um interesse enorme em retomar o Medieval na Literatura e nas Artes para que os europeus pensassem suas origens e pudessem construir um ideal nacionalista. E a gente já conhece a MERDA que isso deu.

Apesar dessa mancha histórica, a gente tem hoje muita coisa interessante que une esse imaginário dos celtas com a Idade Média. Dragões, bruxos, guerreiros, druidas, anões, gigantes, elfos e todo esse universo construído pelo Tolkien, pelo Lewis, pelo George Martin e até mesmo pela Rowling alimenta nossa vontade de saber mais sobre a verdadeira História Medieval e conhecer culturas diferentes.

O mais fascinante e paradoxal da fantasia é que através dela a gente consegue aprender muito sobre o real. Ou vai me dizer que Senhor dos Aneis ou uma boa partida de D&D nunca te fizeram pensar no funcionamento do nosso mundo?

Stranger Things

Para saber mais sobre esse tipo de assunto, se inscreva no nosso canal do youtube, ativa o sininho e nos ajude a compartilhar esse vídeo para mais pessoas terem acesso a este conteúdo.

Comente aí o que você achou e se tiver dúvidas, fique à vontade !

Post navigation